Teambuilding - Os jogos de resultados para times

post-teambuilding

O mundo coorporativo atualmente exige excelente desempenho dos seus profissionais, sendo na atuação coletiva ou individual. O seu trabalho é quantificado e mensurado diariamente através do estabelecimento de metas e objetivos, para manter assim a produtividade da empresa.

A responsabilidade, a exigência no aumento quantitativo da produção, as obrigações diárias e a cobrança excessiva sobre os trabalhadores faz com que apareça a “doença do mundo moderno” – O Stress, e resulta num ambiente não-propício para trabalhar motivado, empenhado e socializado.

O lazer é apresentado como uma ferramenta que pode levar as organizações a conseguirem melhorias em seu processo produtivo e ao mesmo tempo gerador de algum benefício para os sujeitos desse processo (SÁ, 2007).

O Team Building está intimamente ligado ao exercício do espírito de equipe através de atividades e dinâmicas, na maioria das vezes, em outdoor. Tem por objetivo desenvolver o conhecimento profissional e a relação social entre os membros da organização.

As atividades lúdicas realizadas fora do ambiente empresarial apresenta um processo sistematizado e organizado que visa o macro desenvolvimento dos elos sociais através da vivencia e experiência a partir das dinâmicas, refletindo diretamente na produtividade e atitude no trabalho.

Para que o Teambuilding seja bem sucedido, devem acompanhar tais condições:

– Devem ir além da diversão, apresentando conteúdos relevantes para os jogadores e que possam causar mudanças nos mesmos;
– Devem sempre apresentar feedback após a vivencia das dinâmicas, oferecendo assim informações relevantes para o produto final: e
– Ser orientado por um mediador profissional com experiência no trabalho com empresas.

Os conteúdos devem ter apelo emocional causando inúmeras e diversas experiências inesquecíveis aos participantes, motivando-os para o trabalho e seu respectivo ambiente.

O Teambuilding é uma combinação de jogos e atividades inovadoras, criativas e inspiradoras com análise profissional e pedagogicamente eficiente.

 

REFERÊNCIAS

SILVA, T.A.C.; GONÇALVES, K.G.F. Manual de Lazer e Recreação: o mundo lúdico ao alcance de todos. São Paulo: Phorte Editora, 2010.

SÁ, E.P. Empresa e lazer: um olhar sobre grandes organizações da região metropolitana de Belo Horizonte, 275 folhas. 2007 – Dissertação de mestrado – Universidade Federal de Minas Gerais.

Tiago Aquino da Costa e Silva (Paçoca)

Graduado Em Educação Física – FMU. Especialista em Administração e Marketing, em Educação Física Escolar; e em Recreação e Lazer. Membro do LEL - Laboratório de Estudos do Lazer – UNESP/ Rio Claro e da WLO – World Leisure Organization. Diretor Executivo da S&P Produções em Entretenimento. Consultor e Educador Empresarial com 12 prêmios nacionais e internacionais. Palestrante Internacional e Autor de Livros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *