Brincando em Família

post-pedalando-familia

A socialização familiar é uma situação almejada e desejada por todas as famílias. A Socialização é a troca de experiências entre as pessoas de forma efetiva, positiva e gradual, deixando o ambiente agradável e harmônico.

Algumas situações deixam o ambiente familiar enfraquecido, entre eles o ciúmes. Esse sentimento é a percepção da falta de algo pelas pessoas, como atenção, carinho, valorização e outros. O ciúmes sem controle gera baixa autoestima, insegurança e sentimento de inferioridade. Ao acontecer na família, evidencia a desorganização na estrutura familiar trazendo “prejuízos” para todo o grupo.

É preciso então promover momentos e situações que valorizem o bom convívio entre as pessoas da família, e suas respectivas ações. O Brincar em família é uma ótima oportunidade de socialização e integração.

Atividades em Família

Contação de Histórias
A mãe e/ou pai conta uma história infantil para seus filhos. E a história poderá ser criada juntamente com as crianças, tomando atenção no cenário, nos personagens e no enredo da história.

Balões ao Ar
Ao ritmo de uma música animada e contagiante, cada um da família cria formas e movimentos com os balões, jogando-os ao ar. A família deverá tomar cuidado para que os balões não caiam ao chão, sendo assim um dinâmica de ajuda mútua.

Inventando o nosso corpo
Pede-se para que o filho deite sobre o papel cartão ou kraft, onde o mesmo terá o seu corpo contornado. Após tal tarefa, toda a família deverá desenhar e pintar os detalhes do corpo, como os cabelos, os olhos, a roupa e outros. Uma ótima atividade de socialização em família.

Amarelinha Caracol
Será desenhada no chão uma amarelinha em caracol. As pessoas da família determinarão a ordem de início entre eles.

O primeiro joga a pedrinha no número 1. O objetivo é percorrer todo o caracol, pulando com um pé só em todas as casas, até passar por todas, não valendo pisar na casa onde está a pedrinha.

Quando chegar ao céu, o jogador descansa e retorna da mesma maneira. Na volta ele apanha a pedrinha e pula para fora do caracol.
Ao obter sucesso, o jogador jogará a pedrinha na casa número 02, e assim por diante. Caso a pedrinha caia fora da casa correta ou do diagrama. O jogador perderá a vez. A atividade deverá ser feita em família.

Mobral de Eva
A família deverá preencher as figuras geométricas desenhadas no papel sulfite ou papel cartão com os pedaços de EVAs. É uma atividade cooperativa, onde toda a família estará engajada na ação.

Tiago Aquino da Costa e Silva (Paçoca)

Graduado Em Educação Física – FMU. Especialista em Administração e Marketing, em Educação Física Escolar; e em Recreação e Lazer. Membro do LEL - Laboratório de Estudos do Lazer – UNESP/ Rio Claro e da WLO – World Leisure Organization. Diretor Executivo da S&P Produções em Entretenimento. Consultor e Educador Empresarial com 12 prêmios nacionais e internacionais. Palestrante Internacional e Autor de Livros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *