Brincando e Jogando na Educação Física Escolar

post-importancia-educacao-fisica-escolar

A Educação Física pressupõe a ideia de controle do corpo ou do físico. Educar, desde o século XVII, é uma ação que está intimamente relacionada à disciplina corporal: a separação proposta por Descartes, entre CORPO E MENTE, torna-se base de todo o processo educacional ocidental.

O currículo da Educação Física apresenta as inter-relações entre os componentes curriculares, dimensionadas pelos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), sendo-os:

A Educação Física Escolar atua por diversas práticas, como o esporte-lazer, o de rendimento e o participativo, através da PRÁXIS EDUCACIONAL.

Atualmente o olhar da humanidade, assim como o da Educação Física Escolar, é sobre um ser humano holístico. Procurando equilibrar todo o potencial de conhecimentos, raciocínio, mental e físico, resultando uma melhor qualidade de vida.

O objetivo principal da Educação Física Escolar é introduzir e integrar os alunos na CULTURA CORPORAL DE MOVIMENTO, formando os cidadãos que irão usufruir, partilhar, produzir, reproduzir e transformar as manifestações que caracterizam essa área, como o Jogo, o Esporte, a Dança, a Ginástica e Lutas.

Os principais VALORES E ATITUDES vivenciados na Educação Física são os relacionados com o autoconceito, autoconfiança, o respeito para consigo mesmo e para com os outros, o esforço, a cooperação e a solidariedade.

Tiago Aquino da Costa e Silva (Paçoca)

Graduado Em Educação Física – FMU. Especialista em Administração e Marketing, em Educação Física Escolar; e em Recreação e Lazer. Membro do LEL - Laboratório de Estudos do Lazer – UNESP/ Rio Claro e da WLO – World Leisure Organization. Diretor Executivo da S&P Produções em Entretenimento. Consultor e Educador Empresarial com 12 prêmios nacionais e internacionais. Palestrante Internacional e Autor de Livros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *