Lazer virtual: Perfil dos jogadores de jogos eletrônicos

INTRODUÇÃO: Pensando em lazer, o conceito mais aceito a respeito da temática é o do sociólogo francês Joffre Dumazedier (1979, p. 34), sendo ele, “um conjunto de ocupações às quais o indivíduo pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar, seja para divertir-se, recrear-se e entreter-se ou, ainda, para desenvolver sua informação ou formação desinteressada, sua participação social voluntária ou sua livre capacidade criadora, após livrar-se ou desembaraçar-se das obrigações profissionais, familiares e sociais”.

No entanto podemos destacar alguns interesses culturais do lazer: físicos, manuais, artísticos, intelectuais e sociais organizados pedagogicamente por Dumazedier (1979), incluindo posteriormente o conteúdo turístico por Camargo (1998) e mais recentemente um outro conteúdo surge, o Virtual, inserido por Schwartz (2003), nos permite observar, com a inclusão desde último, um aumento significativo de pessoas usuárias de lazer no virtual, dada a crescente ascensão por exemplo, das pessoas com acesso a internet, segundo Leão e Carvalho (2011).

DOWNLOAD DO ARTIGO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *