A atividade lúdica nos projetos sociais: Um relato de experiência do projeto bola e cidadania

RESUMO: O trabalho interpretou o contexto social, político e econômico de algumas comunidades do município de Guarulhos, onde existem crianças e famílias que necessitam de apoio, através de ONGs, projetos sociais e/ou do governo, apresentando a importância da atividade lúdica para crianças de classe economicamente desfavorecida. Como categorias teóricas estudou-se a evolução do lazer, apresentando marcos, interesses e necessidades desde 1946; a atividade lúdica através da sua importância, necessidade, relações e benefícios e a explicação dos setores e das suas funções, com foco no Terceiro Setor. O local de estudo foi o Projeto Bola e Cidadania, de Guarulhos, no estado de São Paulo, que atende crianças de 07 a 16 anos, de ambos os sexos, através do relato de experiência, organizado e desenvolvido todos os anos. Como resultados, nota-se que o lazer evoluiu e contribuiu não só com a população participante do projeto, mas também com a história e importantes acontecimentos do país. O Terceiro Setor tem uma grande responsabilidade com a sociedade, tendo como prioridade a classe menos favorecida; a atividade lúdica, utilizada como estratégia pelos profissionais do projeto, torna-se importante no desenvolvimento global da criança.

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